segunda-feira, 28 de setembro de 2015

ESPECIAL - AVENTURA REAL

AVENTURA REAL
"Aventura Real", o sistema de graduação das Mensageiras do Rei, é um plano de estudos e atividades individuais, constituído de quatro etapas.
O sistema de graduação oferece à menina de 9 a 16 anos educação missionária e cristã, treinamento, orientação e oportunidades de serviço social cristão, tendo em vista o desenvolvimento de sua personalidade total e sua integração nas atividades da igreja e da denominação.
Orientação completa sobre o sistema de graduação das MR encontra-se no fascículo "Aventura Real", desta mesma série.

DEFINIÇÃO
Aventura Real, o sistema de graduação das Mensageiras do Rei, é um plano de estudos e atividades individuais, constituído de quatro etapas.
PROPOSTA
Oferecer à menina de 9 a 16 anos, arrolada na organização MR, educação missionária e cristã, treinamento, orientação e oportunidade de serviço social cristão, tendo em vista o desenvolvimento de sua personalidade e sua integração nas atividades da igreja e da denominação.
ETAPAS
O sistema é constituído de quatro etapas, três simples e uma superior. As etapas simples são: Candidata, Mensageira e Mensageira real. A etapa superior denomina-se Mensageira real em ação.
APRESENTAÇÃO
Uma vez que o sistema é seguido individualmente, cada mensageira precisa possuir o seu próprio caderno da etapa em que se encontra, no qual faz exercícios e presta relatório das tarefas realizadas.
Tarefas das etapas

1ª etapa: Candidata
Missões na Bíblia: De Gênesis às profecias da vinda de Cristo.
Biografia missionária: "Levanta e resplandece".
Versículos bíblicos: Memorização de versículos relacionados com os cinco ideais.
Treinamento: Apresentação de uma parte especial numa das reuniões das MR.
Características da organização MR: Memorização da divisa, dos ideais, do pacto e do hino e descrição do emblema das MR.

2ª  etapa:   Mensageira
Missões na Bíblia: Tríplice ministério de Cristo e sua missão salvadora.
Biografias missionárias: "Jovem, sente-se!"  e "O gigante que dorme".
Notícias missionárias: Apresentação de uma notícia de Missões Nacionais e de uma de Missões Mundiais perante a organização.
Evangelismo: Estudo de "Evangelizar - uma responsabilidade minha".
O plano de salvação: Memorização.  Distribuição de folhetos.
O objetivo da UFMB: Leitura, compreensão e interpretação de texto.
Manual das MR: Estudo.
Higiene: Estudo do livro "Deixando de ser menina".

3ª  etapa:   Mensageira Real
Missões na Bíblia: A obra missionária realizada pelos apóstolos.
Biografias missionárias: "O livro no travesseiro" e "O aventureiro que Deus usou".
Calendário de oração: Por quatro semanas, momentos diários de oração em favor de missionários: duas semanas, por missionários da JMM (outras duas, por missionários da JMN).
Evangelismo: Atividade dirigida a alguém da comunidade.
Doutrinas bíblicas: Estudo dirigido.
Mordomia: Estudo de "Mordomia - uma tarefa minha".
Versículos bíblicos: Memorização de versículos bíblicos sobre doutrinas e mordomia.                                                             
Treinamento: Direção da abertura de uma reunião da organização.
Serviço real: Duas atividades dirigidas a missionários.     
Denominação Batista: Leitura, compreensão e interpretação de texto. Vocação: Estudo do livro "Tempo de sonhar".

4ª  etapa:   Mensageira Real em ação
Missões na Bíblia 1: A expansão da obra missionária (vida de Paulo).
Missões na Bíblia 2: Em todas as cartas e no Apocalipse.
Biografias missionárias: "O missionário que enfrentou um leão"  e "A missionária que abriu caminhos".
Mural: Confecção de mural, promovendo missões estaduais, nacionais ou mundiais.
Evangelismo: Atividade com crianças ou colegas, ou em congregação ou ponto de pregação.
Estudo do livro "Tal Cristo, tal cristão”.
Versículos bíblicos1 Memorização de textos em torno de ética cristã.
Versículos bíblicos 2: Memorização de textos em torno da responsabilidade pessoal do crente diante da grande comissão.
Oferta missionária resultante de esforço pessoal.
Denominação Batista 1: Leitura, compreensão e interpretação de texto sobre juntas e instituições da CBB.
Denominação Batista 2: Leitura, compreensão e interpretação de texto sobre o Plano Cooperativo.
Serviço real: Duas atividades dirigidas a pessoas da igreja.
Relações humanas: Estudo do livro "Convivendo”.
Vida cristã: Estudo do livro "O Brilho de uma estrela".
Liderança: Responsabilidade de orientar uma mensageira que esteja na primeira etapa do sistema.

PERMANÊNCIA EM CADA ETAPA
Sendo que as quatro etapas são as mesmas para pré-adolescentes e adolescentes, não há limite de tempo em nenhuma delas. A mensageira progride de acordo com sua capacidade e interesse e o tempo que ainda lhe resta para fazer parte da organização. A idade limite de permanência é de 16 anos completos.
As quatro etapas são seguidas uma após a outra. Não é permitido à mensageira pular qualquer uma delas, nem cumprir duas ao mesmo tempo. Sendo assim, a conselheira deve ter o cuidado de não abrir qualquer exceção.

AVALIAÇÃO DOS CADERNOS
Os cadernos das três primeiras etapas, consideradas simples, são avaliados pela conselheira ou por sua auxiliar. No próprio caderno, no final de cada tarefa, há espaço reservado para o registro da aprovação da respectiva tarefa.
Se a conselheira desejar, poderá solicitar à Coordenadora de Organizações-Filhas da organização Mulher Cristã em Ação (MCA), que dê a aprovação final de cada etapa. Assim sendo, depois que a mensageira houver cumprido as tarefas de uma etapa e houver sido aprovada em todas elas, a conselheira entregará o caderno a essa irmã para que o examine e coloque seu visto na última página. Ela deverá ser orientada a escrever palavras de incentivo, e não de censura.
No caso de não haver uma Coordenadora de Organizações-Filhas na MCA, o mesmo trabalho pode ser feito por senhoras da diretoria da organização.
O caderno didático da última etapa, considerada superior, é avaliado por uma comissão examinadora, eleita pela comissão executiva da UFMB do campo (ou estadual).

O TRABALHO DA CONSELHEIRA
 Além de orientar a mensageira no desempenho das tarefas de cada etapa, a conselheira precisa corrigir os exercícios, atribuir conceitos, ouvir os textos memorizados e avaliar as atividades práticas. Portanto, recomenda-se que ela adquira um exemplar de cada caderno didático e faça todos os exercícios que ele contém. Isto facilitará o seu trabalho na hora de avaliar os cadernos de suas mensageiras.
Embora o caderno da última etapa seja examinado por uma comissão da UFMB estadual, muitas tarefas são avaliadas pela conselheira. Na ficha de avaliação que está no final de cada tarefa, está indicado o que lhe cabe avaliar. Por outro lado, antes de enviar o caderno da MR à comissão estadual, deve certificar-se de que esteja completo, limpo e organizado.
Mesmo que não seja tarefa da conselheira avaliar os exercícios do último caderno, ela deve ler todas as respostas e ver se estão certas. Respostas erradas ou incompletas devem ser consertadas pela mensageira antes que o caderno seja enviado à comissão estadual.
Recomenda-se que a conselheira tenha pelo menos uma auxiliar, eleita pela MCA. O ideal, no entanto, é que tenha três auxiliares, uma para cada etapa simples, ficando a superior sob sua responsabilidade. Neste caso, cada auxiliar passa a ter as responsabilidades indicadas no primeiro parágrafo deste item.

MISSÕES NA BÍBLIA
Na primeira tarefa de cada etapa, a mensageira precisa ler várias passagens bíblicas e fazer os exercícios que se encontram no caderno de atividades.
No final dessa tarefa, não há uma ficha em que a conselheira possa atribuir um conceito ou uma nota. Há apenas um espaço reservado para a aprovação da tarefa. Significa que a mensageira só a terá cumprido se todos os exercícios estiverem completos e corretos. Portanto, pode ocorrer que ela tenha de refazê-los.
Ao avaliar a tarefa, a conselheira não corrige nada. Só coloca um X, indicando que a resposta não está certa, e escreve uma observação, pedindo à mensageira que refaça o que estiver errado.
Nas três primeiras etapas, a conselheira preenche e assina a ficha de aprovação. Na última, isto é feito pela comissão estadual.

BIOGRAFIAS MISSIONÁRIAS
A mensageira estuda sete biografias missionárias. Todas elas fazem parte da série missionária Heróis Cristãos, editada pela UFMBB. São as seguintes:
Levanta e resplandece
Jovem, sente-se!
O gigante que dorme
O livro no travesseiro
O aventureiro que Deus usou
O missionário que enfrentou um leão
A missionária que abriu caminhos

ESTUDO DE LIVROS
O estudo das biografias missionárias e dos demais livros indicados nas etapas pode ser em classe ou individualmente, mediante leitura. Nos dois casos, a mensageira precisa responder ao questionário que se acha no final de cada livro. É tarefa da conselheira corrigir todos esses questionários e indicar a nota na ficha correspondente, no caderno da menina.
Nas etapas simples, a conselheira avalia também o exercício referente ao livro estudado. Na etapa superior, isto fica a cargo da comissão estadual.

MEMORIZAÇÃO
Na primeira etapa, além de textos bíblicos, a mensageira memoriza a divisa, os cinco ideais, o pacto e o hino das MR, e precisa descrever o emblema, dando o significado de suas cores. Nas demais etapas memorizam apenas textos bíblicos.
No que se refere ao pacto, este deverá ser recitado em público apenas pelas mensageiras que já sejam convertidas.
Para facilitar a memorização, os cadernos apresentam exercícios. Contudo, a mensageira só terá cumprido a tarefa após ter recitado de cor tudo o que estiver sendo pedido em determinada tarefa.

TREINAMENTO
Em quase todas as etapas, de uma forma ou de outra, a mensageira precisa participar de uma das reuniões de programa das MR. Sendo assim, a conselheira e sua auxiliar e os membros da diretoria deverão lhe dar o devido apoio.

NOTÍCIAS MISSIONÁRIAS
Na segunda etapa, a mensageira precisa apresentar duas notícias missionárias perante o grupo. Isto pode ser feito antes do período reservado para o calendário de oração, durante as reuniões semanais. Assim, todas as mensageiras poderão orar pelas pessoas ou campos missionários mencionados nas notícias.
Compete à conselheira providenciar material informativo atualizado. No próprio caderno são indicadas as publicações da denominação que podem ser usadas como fonte de pesquisa.

DISTRIBUIÇÃO DE FOLHETOS
Na segunda etapa, a mensageira precisa oferecer folhetos evangelísticos a pessoas não crentes. Essa é uma tarefa prática, que, normalmente, será realizada durante a semana. Sendo assim, a conselheira deve orientar muito bem a mensageira, a fim de que realize a tarefa com seriedade e de acordo com a orientação que está sendo dada no caderno.
Na sala das MR, deve haver sempre um estoque bem sortido de bons folhetos evangelísticos. A conselheira ou uma de suas auxiliares deve cuidar disso.
Ao avaliar a ficha de relatório, a conselheira deve verificar se foi preenchida de forma completa e correta.

COMPREENSÃO DE TEXTOS
Todas as etapas incluem tarefas em que a menina precisa fazer exercícios em torno de textos, tanto de livros, quanto impressos nos próprios cadernos. Não são testes, como no caso dos questionários impressos nos livros. Sendo assim, ao fazê-los, ela pode consultar esses textos. Por outro lado, várias respostas são pessoais.

CALENDÁRIO DE ORAÇÃO
Na terceira etapa, a mensageira precisa orar em favor de missionários: por duas semanas, missionários da JMM, por outras duas, da JMN. A tarefa tem como objetivo ajudá-la a desenvolver o hábito de orar pelos missionários. Desse modo, precisa ser cumprida durante um mês, isto é, a MR deve orar semanalmente por um missionário diferente. Significa que ela não pode deixar para orar pelos quatro de uma só vez, na última semana antes do reconhecimento.
Ao avaliar a ficha de relatório, a conselheira deverá verificar se está preenchida de forma completa e correta.

DOUTRINAS BÍBLICAS
A terceira etapa inclui um estudo dirigido sobre doutrinas, cujo livro texto é a Bíblia. Significa que a mensageira precisa ler todas as passagens bíblicas indicadas e fazer os exercícios no caderno.
Na avaliação da tarefa, a conselheira não deve consertar nada, mas apenas indicar os exercícios que precisam ser refeitos. Não há no caderno uma ficha de avaliação, mas somente um espaço reservado para a aprovação da tarefa. A mensageira só terá cumprido a tarefa quando todos os exercícios estiverem completos e corretos.
MURAL
Na quarta etapa, a MR faz um mural, promovendo missões estaduais, nacionais ou mundiais, conforme a época em que estiver cumprindo a tarefa. Ele será avaliado pela conselheira e pela Coordenadora de Organizações-Filhas da MCA, que deve ser orientada no sentido de levar em conta a idade, o grau de escolaridade e o nível sócio econômico da MR.

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO
O desempenho da mensageira no cumprimento de certas tarefas é avaliado pela conselheira ou por sua auxiliar.

ATIVIDADES EVANGELÍSTICAS
Tanto na terceira, quanto na quarta etapa, a mensageira precisa realizar uma atividade evangelística e prestar relatório, preenchendo a ficha correspondente à atividade escolhida.
No caderno da mensageira, a conselheira precisa assinar a declaração de que a tarefa foi realizada conforme o relatório prestado. Para tanto, deve supervisionar a menina na execução da tarefa.

SERVIÇO REAL
Na terceira e na quarta etapa, a mensageira realiza atividades de serviço real, duas em cada etapa, e presta relatório, preenchendo as fichas contidas em cada caderno. A conselheira precisa assinar uma declaração de que as atividades foram realizadas de acordo com os relatórios prestados. Sendo assim, antes de assinar a declaração, deve supervisionar a mensageira na execução das atividades.

OFERTA MISSIONÁRIA
Na quarta etapa, a mensageira precisa entregar uma oferta missionária resultante de esforço pessoal. A conselheira assina uma declaração de que a tarefa foi cumprida de acordo com o relatório prestado. Para tanto, deve acompanhar de perto todo o trabalho da mensageira.

LIDERANÇA
Na quarta etapa, a mensageira orienta uma menina que esteja na primeira etapa. A conselheira assina uma declaração de que a tarefa foi cumprida conforme o relatório prestado. Sendo assim, ela deve acompanhar de perto o trabalho da MR.

RIGOR NA AVALIAÇÃO DOS CADERNOS
A Divisão Nacional de MR orienta as comissões estaduais a serem bem rigorosas na avaliação do quarto caderno. Portanto, para não ficar reprovada nessa etapa, a mensageira precisa saber que:
Cadernos sujos, amassados, rasurados ou rasgados serão devolvidos sem serem avaliados.
 Respostas dadas em poucas linhas, quando o espaço reservado for maior, são consideradas incompletas, e a tarefa tem que ser refeita.
Fichas sem assinaturas, notas, conceitos ou justificativas dão motivo à devolução do caderno sem aprovação.
Esses mesmos critérios devem ser observados na avaliação dos cadernos das etapas simples. Se a conselheira e suas auxiliares forem bem exigentes logo nas primeiras etapas, as mensageiras não encontrarão dificuldades para vencer satisfatoriamente a etapa superior.
Envio do quarto caderno à UFMB do campo
O caderno da última etapa deve ser enviado à diretora executiva da UFMB do campo (ou estadual). Na revista Aventura Missionária, normalmente no primeiro e no terceiro trimestre de cada ano, é publicada a relação dos nomes e endereços dessas diretoras. Assim, a conselheira saberá a quem enviar os cadernos de suas mensageiras. A diretora executiva encaminhará os cadernos à comissão examinadora, que terá a responsabilidade de examiná-los e conceder as mensageiras a aprovação na etapa.
Para ser reconhecida publicamente na última etapa, a MR deverá ter sido aprovada pela comissão estadual. Sendo assim, terá que enviar o quarto caderno e aguardar a aprovação, que lhe será enviada por meio de uma carta, juntamente com o caderno já avaliado.
Para que o quarto caderno seja aceito pela comissão estadual, a conselheira precisa assinar a declaração que ele contém na quarta página. É a garantia de que a mensageira concluiu as etapas simples.

Reunião de Aventura Real
 Mensalmente, a revista Aventura Missionária reserva uma reunião para Aventura Real. Compete à conselheira e suas auxiliares a direção do período de estudos e/ou atividades nessa reunião.
Nesse período, as MR são agrupadas de acordo com a etapa em que se encontram, e o tempo é empregado no estudo de textos do próprio caderno didático ou no estudo de uma das biografias missionárias ou de outro livro indicado na etapa. Também podem fazer juntas a primeira tarefa: Missões na Bíblia, desde que cada uma abra sua Bíblia nas passagens indicadas e complete os exercícios em seu próprio caderno. O tempo também pode ser empregado na memorização dos textos bíblicos indicados na etapa.
Agenda da reunião mensal:
Abertura: Presidente (ou Vice)
Recitação da divisa, do pacto e dos ideais.
Cântico do hino oficial das MR
Apresentação de visitantes e aniversariantes: Líder de sociabilidade
Período de estudo e/ou atividades: Conselheira e auxiliares
Calendário de oração: Líder de Serviço Real
Chamada das sócias: Secretária


PROGRAMA DE RECONHECIMENTO
O programa de reconhecimento é uma cerimônia ou um culto, em que as mensageiras dão uma demonstração de algumas das tarefas que tiveram de cumprir no sistema. Na ocasião, elas são reconhecidas publicamente por haverem concluído mais uma etapa e recebem o símbolo a que têm direito.
Só pode ser reconhecida a mensageira que tenha sido aprovada em todas as tarefas de uma determinada etapa. E nenhuma mensageira pode iniciar uma nova etapa sem ter sido reconhecida publicamente na etapa anterior.

O reconhecimento de etapas pode ocorrer em pelo menos três circunstâncias diferentes:
1. Perante a igreja:
Um ou dois reconhecimentos por ano podem ocorrer perante a igreja, durante um culto especial. Neste caso, com bastante antecedência, a conselheira precisa manter entendimento com o pastor, a fim de que a data seja incluída no calendário anual da igreja.

2. Perante a organização Mulher Cristã em Ação:
Com pelo menos um mês de antecedência, a conselheira precisa conversar com a coordenadora geral da MCA, para que o momento do reconhecimento seja incluído na agenda da reunião mensal. O programa deve ser simples, para não tomar muito tempo da reunião. Os pais das MR podem ser convidados a participar.
Pode ocorrer quando forem poucas as MR a serem reconhecidas.

3. Perante a organização MR:
As mensageiras que forem reconhecidas perante a MCA ou perante a própria organização, na ocasião em que for realizado um programa perante a igreja, caso ainda não tenham vencido a etapa seguinte, poderão ser reconhecidas novamente na mesma etapa. Não há necessidade de receberem o símbolo de novo. Ao invés disso, podem expor o seu certificado, tendo o respectivo símbolo já colado. A conselheira pode dar uma palavra de explicação neste sentido.
Os programas de reconhecimento perante a igreja não precisam seguir sempre o mesmo estilo. Podem ter a duração de um culto, ou ser apenas uma parte dele. No primeiro caso, por exemplo, pode-se ter um culto cantado com ênfase missionária. No segundo caso, pode-se ter um culto normal, encerrando com uma apoteose missionária. Nos dois casos, no entanto, deve haver o momento do reconhecimento, quando as mensageiras vão à frente para receber o símbolo a que fazem jus.
A participação da congregação é importante. Ela pode tomar parte, por exemplo, em leituras bíblicas alternadas. Neste caso, as mensageiras não recitam os textos bíblicos memorizados nas diversas etapas. Eles são organizados para leituras alternadas, envolvendo mensageiras, líderes, pais, congregação, coro, etc.
Nos programas de reconhecimento, a recitação de textos memorizados não é obrigatória. Caso seja incluída, pode ocorrer em conjunto ou em duplas.

CONVERSÃO E BATISMO
Da primeira à última etapa, não há qualquer exigência no sentido de que a mensageira tenha que ser convertida e batizada para prosseguir no sistema. A conselheira, no entanto, deve ter como alvo ganhar para Cristo todas as suas mensageiras quando estiver memorizando o plano de salvação, uma das tarefas da segunda etapa. É o momento certo de explicar-lhes com clareza o plano que Deus traçou para salvá-las.
Nenhuma menina deve se atrasar devido a um programa de reconhecimento que ainda esteja por acontecer. Tendo cumprido todas as tarefas de uma etapa, ela pode ser reconhecida na própria organização.

SÍMBOLOS DAS ETAPAS

 Os símbolos das etapas são confeccionados em papel adesivo. Depois de cada programa de reconhecimento, devem ser colados no Certificado de Aventura Real.

  1ª ETAPA - CANDIDATA
Círculo com o fundo amarelo,
Tendo ao centro a estrela branca. A cor amarela representa a luz de Cristo, aquele que molda a vida da mensageira. A estrela branca representa a própria mensageira. Tendo a vida moldada por Cristo, ela deve se esforçar para manter-se pura. A pureza é representada pela cor branca da estrela.

2 ª ETAPA - MENSAGEIRA
Círculo com o fundo amarelo, tendo ao centro a estrela branca com o contorno verde. As cinco pontas da estrela representam os cinco ideais da organização, que a mensageira é desafiada a praticar em sua vida. Praticando esses ideais, ela cresce. Esse crescimento cristão é representado pelo contorno verde da estrela.

3ª ETAPA - MENSAGEIRA REAL
Círculo com o fundo amarelo, tendo ao centro a estrela branca, contornada de verde e tendo em sua parte central o monograma MR, também na cor verde. À proporção que cresce em sua vida cristã, a Mensageira do Rei deixa de ser apenas sócia da organização e passa a ser uma Mensageira Real, portadora da Mensagem Real. O monograma MR, portanto, significa Mensageira do Rei, Mensageira Real e Mensagem Real.

 4ª ETAPA - MENSAGEIRA REAL EM AÇÃO
 Círculo com metade do fundo em amarelo e metade em verde, com a figura de meio globo terrestre, tendo ao centro a estrela branca, contornada de verde e tendo em sua  parte central o monograma MR, também na cor verde.
A metade verde representa o mundo, onde estão as pessoas às quais a mensageira precisa anunciar a mensagem real, a fim de que elas sejam alcançadas com a luz de Cristo representadas pela metade amarela.
Esses símbolos são vendidos separadamente ou em cartelas. Cada cartela vem com símbolos de uma mesma etapa. Se comprar a cartela, a conselheira terá que cortar cada retângulo, seguindo a linha tracejada.
No reconhecimento, a MR recebe a peça inteira, que é presa à roupa com um alfinete, na parte superior, além do limite do círculo. Após o reconhecimento, a parte circular deve ser destacada e colada no certificado, no seu respectivo lugar.

Certificado de Aventura Real
Ao ser reconhecida na primeira etapa, além do símbolo a que faz jus, a mensageira recebe o Certificado de Aventura Real (ilustração em 23% do formato original), que é vendido em livrarias evangélicas e na sede da UFMBB. Depois do reconhecimento, o símbolo deve ser colado nesse certificado, no espaço correspondente à primeira etapa. O mesmo acontece após o reconhecimento das etapas seguintes.
Ao receber seu certificado, a MR deve ser desafiada a completá-lo, vencendo, para tanto, as demais etapas do sistema.
O certificado só deverá ser assinado pela conselheira, pela coordenadora geral da MCA e pelo pastor da igreja depois que a mensageira houver concluído as quatro etapas. As datas dos reconhecimentos, no entanto, deverão ser indicadas à proporção que forem ocorrendo.

  
Certificado de conclusão
 Junto com a carta de aprovação da quarta etapa que lhe é remetida pela comissão estadual, a MR recebe da UFMBB um certificado de conclusão.

   
Mensageiras Monitoras
Após concluir o sistema de graduação, as mensageiras que ainda estiverem em idade de pertencer à organização podem auxiliar a conselheira como monitoras.

JANTAR REAL

É um jantar especial, que é oferecido às mensageiras que já tenham concluído todas as etapas de Aventura Real.DEFINIÇÃO
Aventura Real, o sistema de graduação das Mensageiras do Rei, é um plano de estudos e atividades individuais, constituído de quatro etapas.



2 comentários:

  1. Olá,
    achei perfeita sua apresentação.
    Me ajudou muito
    Obrigada

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  2. Paz do Senhor. Como e onde acontece o jantar real após cumprimento das 4 etapas?

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